Translate

09 setembro 2009

DOCUMENTÁRIO "A MORTE INVENTADA"

O documentário “A Morte Inventada”, de Alan Minas, aborda a questão da Alienação Parental, assim entendida a situação em que um genitor procura afastar, de forma intencional, o filho ou filhos, do outro genitor.

Embora descrita em meados da década de 80, pelo psiquiatra infantil norte-americano Richard Gardner, ainda hoje é ignorada pela maioria das pessoas.

Infelizmente, durante o processo de separação, os filhos acabam sendo o principal instrumento usado para agredir o ex-companheiro.

A alienação é realizada por meio de informações contínuas com o objetivo de destruir a imagem do genitor alienado na vida da criança. Na maioria das vezes a mãe ou pai que pratica essa alienação obtêm êxito e o filho permanece, durante anos, acreditando naquela visão distorcida. Em alguns casos chega até mesmo a ocorrer a falsa acusação de abuso sexual como último recurso para romper definitivamente o vínculo entre o genitor alienado e seu filho.

As crianças vítimas de Alienação Parental carregam para sempre os sinais desse tipo de violência, podendo na fase adulta desenvolver severos distúrbios psicossociais. Na lateral direita do blog você pode ler artigos sobre o tema, no marcador SAP.

O documentário, que vem sendo exibido em várias cidades do Brasil, propõe-se a disseminar o assunto entre pais, psicólogos, advogados, juízes, promotores, assistentes sociais, pediatras e todos os envolvidos nesse drama familiar. Essa violência tão frequente e pouco conhecida não pode continuar destruindo a relação entre pais e filhos.

Em Vitória, ES, a exibição será realizada no dia 30 de setembro de 2009, às 08:30 horas, no Cine Metrópolis, na UFES, com entrada franca.

Em seguida haverá debates com uma mesa composta pelo juiz de direito JÚLIO CESAR COSTA DE OLIVEIRA, da Primeira Vara de Família de Vitória, pelo advogado e professor ROBERTO MARINHO GUIMARÃES e pela psicóloga EDINETE MARIA ROSA, do Departamento de Psicologia Social da UFES.

Para maiores informações visite o site:
http://amorteinventadavitoria.blogspot.com/

Realização
















Roberto Marinho Guimarães Advogados Associados

Abaixo veja o triller do documentário:

Nenhum comentário: