Translate

09 setembro 2009

DESEMBARGADOR BAIANO JOGA XADREZ EM SESSÃO PLENÁRIA

Foto Haroldo Abrantes/A Tarde

O desembargador Carlos Roberto Santos Araújo foi flagrado jogando xadrez em seu computador, ontem, na mais importante sessão do pleno do Tribunal de Justiça da Bahia este ano. A reunião da mais alta instância da Justiça estadual foi convocada extraordinariamente pela presidente Sílvia Zarif para se discutir o fechamento do Instituto Pedro Ribeiro de Administração (Ipraj), braço gestor do TJ baiano. Foi uma reunião tensa, pois se debatia uma determinação do CNJ no último dia do prazo concedido.

Também faziam críticas à cobertura da imprensa sobre os assuntos do TJ/BA quando o repórter fotográfico Haroldo Abrantes, do jornal A Tarde, percebeu a cena. Foram feitas seis fotos, nas quais Araújo aparece concentrado, olhando para o monitor do computador.

Enquanto os desembargadores reclamavam do resultado da pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada terça-feira, cujo resultado deu ao TJ/BA a pior avaliação do Brasil, o desembargador Araújo pensava na sua próxima jogada.

Na sexta foto, a interface do programa mostra que a partida entre o desembargador e a máquina estava na 18ª jogada. E era a vez do magistrado jogar. “You move”, avisava o programa.

“Eu não estava jogando xadrez. Abri a página antes de a sessão começar, por curiosidade”, alegou o desembargador. “E a página ficou aberta (ao longo da sessão)”, completou ele, que só se manifestou uma vez na sessão de cerca de quatro horas. Os cliques do fotógrafo, no entanto, comprovam que o desembargador jogou durante a sessão. Entre a primeira e a sexta foto foram feitos dois movimentos: o 17 e o 18.

Sobre o uso do computador durante a sessão, o desembargador considera ser uma “ferramenta importante, porque se surge alguma dúvida rapidamente podemos dirimi-la”.

O fotógrafo do jornal conta que o desembargador foi avisado sobre as fotos. “Alguém da plateia nos viu fotografando e telefonou avisando ao desembargador para ele mudar a tela do computador. Quando me virei, a tela já tinha sido modificada”, conta Abrantes.

Indiferente às jogadas de Araújo, os desembargadores debateram o projeto de extinção do Ipraj e decidiram pelo seu adiamento.

Fonte : Jornal do Commercio, via Migalhas (migalhas.com.br)
Foto: Extraída do site Espaço Total

No site do TJBA consta o seguinte

O Tribunal Pleno, em sessão extraordinária administrativa terminada no início da tarde, conduzida pela presidente Sílvia Zarif, aprovou o envio, para a Assembleia Legislativa, de anteprojeto de lei que atende à determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) quanto à extinção do Instituto Pedro Ribeiro de Administração Judiciária (Ipraj) e a reestruturação administrativa dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário da Bahia.O texto, porém, ainda será apreciado na próxima quarta-feira (9) às 14 horas, quando os desembargadores poderão apresentar emendas antes do encaminhamento ao Poder Legislativo.

Nota do blog:

O computador diz: You Move.
O blog, imitando o presidente Lula, diz: You Sifu.
Contra fatos e fotos não há argumento que resista.

Nenhum comentário: