Translate

02 setembro 2009

BAIXA E SUCESSÃO NO STF


Rei morto, rei posto. Antes mesmo do sepultamento do corpo do ex-ministro Menezes Direito, o blog do jornalista Fernando Rodrigues, do Uol, já especulava, ontem (1/9) sobre os possíveis candidatos à sua sucessão. E elaborou uma lista sêxtupla com os currículos, pontos positivos e contrários a cada um deles.

A lista elaborada pelo jornalista, em ordem alfabética, tem a seguinte composição:

Antonio Fernando de Souza, 60, ex-procurador-geral da República no período de 2005 a 2009. (Entretanto, no mesmo dia o colunista Ancelmo Góis, do Globo, informava que ele teria requerido aposentadoria em junho deste ano, para possibilitar renovação no MP).

Cesar Asfor Rocha, 61 anos, presidente do Superior Tribunal de Justiça.

José Antônio Dias Toffoli, 41 anos, advogado-geral da União. Formado em direito em 1990 pela Universidade de São Paulo (USP). (Petista de carteirinha).

Luis Roberto Barroso, 51 anos, advogado – Formado em 1981 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre pela Universidade Yale (EUA) e doutor pela UERJ. (É respeitado constitucionalista, mas com posições polêmicas).

Misabel Derzi, advogada. Formada em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1969. Tem doutorado da mesma universidade, obtido em 1986. Ex-Procuradora-Geral do Estado de Minas Gerais (1999-2001).

Roberto Caldas, 47 anos, advogado. Formou-se e fez mestrado na Universidade de Brasília, UnB. É juiz ad hoc (provisório) da Corte Internacional de Direitos Humanos, na Costa Rica, e membro da Comissão de Ética Pública, indicado por Lula.

Será a sétima indicação de Lula para o STF, que é composto por 11 ministros. Algo que provavelmente nunca mais será alcançado por outro presidente.

Por outro lado, o Correio Brazilense, com informações do jornal "Estado de Minas", faz hoje uma lista maior, com nove nomes. Além dos seis acima, acrescenta o do vice-presidente do STF, Ari Pargendler e o do ministro Luiz Fux, também do STJ e diz que Pargendler conta com o apoio do conterrâneo gaúcho Nelson Jobim, atual ministro da Defesa. Porém, no uol, Monica Bergamo afirma que Jobim apoia o ministro do STF Teori Albino Zavascki. Na lista de advogados o Correio lança ainda o nome de Arnaldo Malheiros.

Parece haver uma forte pressão do STJ para emplacar um de seus ministros no STF, de onde saiu anteriormente o ministro Menezes Direito.

Cartas na mesa, as apostas estão pululando em Brasília.

É aguardar e conferir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito legal... agora Lula terá maioria também no STF :(
Urrrrrrrrgh!!!!!
Bjs,
Palpiteira.