Translate

23 setembro 2009

APROVAÇÃO DE TOFFOLI É APENAS QUESTÃO DE TEMPO



O jornalista Hélio Fernandes, no site de sua Tribuna da Imprensa de ontem (22/09), sob o título Lula pode recuar na indicação ao Supremo, publicou nota dizendo que as acusações atingindo duramente o Advogado Geral da União podem provocar modificação na decisão de Lula. E que ele – Lula, já teria sido avisado que seu novo ministro do Supremo poderia ser vetado, restando-lhe a opção: retirar a indicação ou uma possível derrota no Senado.



O blog duvi-de-a-dá que Lula retire a indicação ou que seja ela rejeitada pelo Senado. As execuções judiciais que pesam contra ele já foram estrategicamente suspensas. Seu “currriculum vitae” pouco importa. Lula quer o STF igual ao Senado.


Lembro o que ele fez para manter Sarney na presidência do Senado: convocou a base aliada ao Palácio e a pressionou severamente a defender Sarney. Diante da rebeldia do Senador Mercadante, que anunciou no twitter sua renúncia irrevogável da liderança partidária, chamou Mercadante e fê-lo revogar sua irrevogabilidade. Ainda era pouco. Afirmou publicamente que o Senado estava cheio de “pizzaiolos”. Foi o suficiente. Montaram uma tropa de choque no Senado, colocaram na presidência da Comissão de Ética o Senador sem voto do PMDB/RJ Paulo Duque e arquivaram todas as representações feitas contra Sarney. A oposição recorreu, mas a Mesa, capitaneada pela Senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) arquivou o recurso. Bateram às portas do Supremo que, através do ministro Eros Grau, indicado por Lula, arquivou o pedido, alegando que se tratava de questão “interna corporis” do Senado. E ficou tudo por isso mesmo.


Agora, nesta semana, voltou gloriosamente às suas funções naquela Casa, Agaciel Maia, o “inventor” dos atos secretos, que aos poucos vão sendo todos eles confirmados pela mesa diretora.


Esses ilustres parlamentares terão condições para vetar o nome de alguém, se a maioria deles não zela pelos próprios nomes?


Hoje aprovaram o nome de José Múcio, outro indicado de Lula, para o TCU e ele já declarou quem tem isenção para apreciar as contas do governo. Isso significa que no TCU votará sempre pela aprovação das contas de Lula. E já pensam os ilustrados senadores em antecipar a “sabatina” de Toffoli, para abafar a mídia ou que eventualmente possam aparecer mais denúncias contra ele. A Agência Senado informa que a indicação do advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) abre a pauta de matérias que devem ser examinadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (23).

A Folha Online desta manhã publica o seguinte destaque: Dornelles apresenta hoje relatório que aprova nome de Toffoli para Supremo informando que o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) vai apresentar hoje à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado relatório sobre a escolha feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que indicou o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, para uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). Afirma, ainda, que segundo o blog do Josias, o texto é francamente favorável ao candidato de Lula. O relator Dornelles esquiva-se de emitir juízos pessoais, mas realça a produção jurídica e o histórico acadêmico do advogado.

Aprovando logo o nome, tudo o mais cairá no esquecimento no dia seguinte.


Ademais, a retirada da indicação de Toffoli seria considerada como uma derrota e isso Lula não aceita de modo algum, pelo menos enquanto ostentar o incompreensível índice de mais de 80% de aprovação segundo as pesquisas de opinião publicadas. Com tais percentuais de aceitação ele acha que pode fazer o que bem entender. E vai colocar seu advogado de campanha no Supremo, que lhe dará guarida pelo resto de seus dias.


E, por fim, a retirada da indicação poderia significar um ato de sensatez, coisa que o preclaro presidente Lula não demonstra em sua fala pública, nem quando está sóbrio: o sifu que o diga. E o resto que ‘sifu’.

Nenhum comentário: