Translate

23 novembro 2009

FONAVID DEBATE LEI MARIA DA PENHA

De 23 a 25 de novembro, o Rio de Janeiro será palco do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid). O evento, que acontece no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), será o primeiro encontro nacional organizado para debater o cumprimento da Lei n° 11.340/06, conhecida como Lei Maria da Penha.


O fórum é aberto aos juízes e técnicos das equipes interdisciplinares dos juizados e varas especializadas em violência doméstica e familiar contra a mulher. É uma promoção do Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Reforma do Judiciário, em parceria com a AMB, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o TJ-RJ.

O tema do fórum é a “Efetividade da Lei Maria da Penha”, tendo como  objetivos compartilhar experiências e uniformizar procedimentos, discutir as decisões oriundas dos juizados e varas especializadas em violência doméstica e familiar contra a mulher, sob o prisma da efetividade jurídica e ainda avaliar as vantagens e desvantagens de ampliação de competência do sistema.


Lei Maria da Penha


Em 7 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei nº 11.340/06, também denominada Lei Maria da Penha. Além de ter como finalidade a criação de mecanismos para coibir a violência contra a mulher, trouxe no seu bojo importante inovação para a Justiça brasileira, a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.


A referida lei ganhou esse nome em homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha, vítima de um caso de violência doméstica que se tornou emblemático. Maria da Penha foi vítima duas vezes de tentativa de homicídio, mas conseguiu sobreviver.

Com informações da Assessoria de Comunicação do TJ-RJ, via AMB.

Nenhum comentário: