Translate

10 agosto 2009

CNJ VAI INSPECIONAR COM LUPA A JUSTIÇA DO TRABALHO


Segundo informa o jornalista Cláudio Humberto, em sua coluna de sexta-feira (07/08), o Conselho Nacional de Justiça deve anunciar nos próximos dias uma devassa radical nos Tribunais Regionais do Trabalho em todo o país. E deve começar pelo TRT-SP, do ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, notabilizado como “juiz-Lalau”, cuja construção foi alvo de investigação pela CPI do Judiciário.

Diz, ainda, que o CNJ está intrigado com o aumento de custos e a contínua morosidade do sistema, razão pela qual o tribunal vai ser examinado com lupa.

Rememorando:

“Somente em Setembro de 1998, depois que o Ministério Público descobriu a saída de algo em torno de R$ 70 mil por dia, à sombra da construção do fórum trabalhista de São Paulo, são interrompidas as obras. Apesar disso, Nicolau continuou administrando os dinheiros da Comissão de Obras por mais um mês. E só então é destituído do cargo e o MP pede o bloqueio dos seus bens. Ao mesmo tempo o Congresso suspende todo e qualquer pagamento relativo às obras.

O tamanho da fraude, porém, só viria a público em 1999, quando foi criada a CPI do Judiciário. Graças a esse recurso, com a quebra do sigilo bancário dos envolvidos nas obras do fórum paulista, foi possível saber o montante do pagamento. Neste ano também o TCU leva ao Congresso o resultado da auditoria, segundo a qual foram repassados 223,9 milhões de reais para a construção do TRT/SP e desse total foram desviados 169,5 milhões de reais.” (wikipédia)

Nenhum comentário: