Translate

05 maio 2009

REFRIGERANTES E SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS


Em uma pesquisa com 24 refrigerantes, a Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor verificou que 7 têm benzeno, substância potencialmente cancerígena.O benzeno surge da reação de um conservante, o benzoato de sódio, com a vitamina C. Como não há regra para a quantidade do composto em refrigerantes, usou-se o limite para água potável: 5 microgramas por litro.

Os casos mais preocupantes foram o da Sukita Zero, que tinha 20 microgramas, e o da Fanta Light, com 7,5 microgramas. Os outros cinco produtos estavam abaixo desse limite.

Fernanda Ribeiro, técnica da Pro Teste, diz que é difícil estudar a relação direta entre o benzeno e o câncer em humanos, mas que já se sabe que a substância tem alto potencial carcinogênico e que, se consumida regularmente, pode favorecer tumores. "Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), não há limite seguro para ingestão dessa substância”, diz.

A pesquisa da Pro Teste encontrou, ainda, adoçantes na versão tradicional do Grapette, não informados no rótulo. O problema é maior no caso de crianças, que devem ingerir menos adoçantes.

A reportagem é da jornalista Flávia Mantovani da Folha de São Paulo, edição de hoje. Assinantes FSP e UOL podem ler a matéria na íntegra: Sete refrigerantes têm substância cancerígena.


A FSP TAMBÉM OUVIU A VERSÃO DOS FABRICANTES:

A Coca-Cola, responsável pela Fanta, afirmou, em nota, que cumpre a lei e que os corantes de bebidas são descritos no rótulo. Afirma, ainda, que o benzeno está presente em alimentos e bebidas em níveis muito baixos.

A AmBev, que fabrica a Sukita, informou que trabalha "sob os mais rígidos padrões de qualidade e em total atendimento à legislação brasileira".

Cláudio Rodrigues, gerente-geral da Refrigerantes Pakera, que fabrica o Grapette, diz que a bebida tradicional pode ter sido contaminada por adoçantes porque as duas versões são feitas na mesma máquina. "Os tanques são lavados, mas pode ter ficado resíduo de adoçante no lote testado." (FM)

Nota do Blog
Bem, por via das dúvidas e por prudência, melhor nunca abusar do uso de refrigerantes, principalmente por crianças.

Aliás, sucos de frutas naturais sempre foram os mais recomendados pelos médicos, desde tempos imemoriais, ainda mais num país tropical como o Brasil, que tem à disposição farta produção de frutas das mais variadas espécies e que agradam a qualquer paladar.

Nenhum comentário: