Translate

19 maio 2009

GOVERNO DO RJ INCLUI HOMOFOBIA NO BOLETIM POLICIAL



A partir de junho, os boletins de ocorrência das delegacias do Estado do Rio contarão com a opção homofobia entre as possíveis motivações para um crime. A classificação desse tipo de violência pela polícia é inédita no país e foi divulgada nesta sexta-feira pelo governo estadual, que atende uma antiga reivindicação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros (LGBT).

"Para ter políticas públicas voltadas para um segmento da população especificamente, precisamos de demandas da sociedade. Com os dados, teremos estatísticas oficiais para justificar nossas reivindicações", comemora a presidente da Associação de Travestis, Transgêneros e Transexuais (Astra-Rio), Marjorie Marchi.


.O governo também anunciou o investimento de R$ 100 mil no treinamento de combate à violência motivada pela orientação sexual da vítima, direitos dos LGBTT e práticas policiais para 5.000 agentes. Os cursos serão realizados neste ano.

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos, Cláudio Nascimento, explica que a mudança nos boletins de ocorrência e a capacitação de policiais fazem parte do plano Rio sem Homofobia, elaborado pelo governo em parceria com a sociedade, em 2008.


Fonte: Folha OnLine, via Newsletter Magister no. 886

Nenhum comentário: