Translate

12 maio 2009

SUPREMO TEM BAIXO QUÓRUM EM SESSÕES PLENÁRIAS

Segundo matéria assinada pela jornalista Mariângela Gallucci, no jornal Estado de São Paulo de domingo, um problema tradicional do Congresso Nacional, o baixo quórum das sessões parece ter atravessado a Praça dos Três Poderes e contaminado o Supremo Tribunal Federal (STF).

Diz que de 2 de fevereiro até quinta-feira, a mais alta corte do Judiciário se reuniu 24 vezes em sessão plenária. Mas em apenas seis oportunidades estavam todos os 11 ministros do STF. Quer dizer que apenas em 25% ou ¼ das sessões tiveram quórum completo. Isso prejudica o julgamento de questões importantes que estão pendentes no Supremo, cuja tradição é de julgar com quórum completo as matérias mais relevantes, várias delas listadas na matéria.

Dos 11 ministros do STF apenas cinco foram a todas as sessões: Menezes Direito, Ricardo Lewandowski, Carmen Lúcia, Ayres Britto e Marco Aurélio.

RANKING DE FALTAS

Ellen Gracie - 9 ausências

Celso de Mello - 9 ausências

Joaquim Barbosa – 4 ausências

Gilmar Mendes – 3 ausências

Eros Grau – 2 ausências

Cezar Peluso – 1 ausência

Ainda de acordo com a reportagem o problema começou a ser notado no ano passado, quando levantamento feito em setembro pela reportagem do Estado indicava que apenas 3 das 16 sessões plenárias de julgamento no período tiveram quórum completo.

No STF, há sessões plenárias de julgamento às quartas e quintas-feiras de janeiro até o fim de junho e de agosto a dezembro. Raríssimas vezes são convocadas sessões extras. Às vezes há alguns cancelamentos, como ocorreu no dia seguinte ao bate-boca entre Mendes e Barbosa. Não há julgamentos em julho e em janeiro, quando os ministros estão de férias.

Leia a reportagem na íntegra em Quórum baixo contamina Supremo e esvazia pauta de julgamentos.

Nota do blog:

A matéria repercutiu. O Presidente do STF, após palestra proferida no Seminário sobre o crime organizado no Rio de Janeiro, ontem pela manhã, foi interpelado pelos jornalistas e justificou a ausência do ministro Peluso por estar participando de um evento internacional fora do país e do ministro Celso de Melo cujos votos substanciais dispensam comentários. Nada falou sobre os demais faltosos. Consta do final da matéria publicada na página principal do site do STF sob o título Ministro Gilmar Mendes participa de seminário no Rio de Janeiro sobre crime organizado.

De qualquer modo, as cadeiras vazias no plenário incomodam.

A persistir essa situação e do jeito que anda o Brasil não demora muito vão mudar o regimento e criar o “plenarinho” de sete integrantes para questões mais corriqueiras e apenas um pleno cheio somente às quintas-feiras para julgar matérias de maior relevância e de mais elevado IBOPE... quem sabe funcione melhor assim.

Nenhum comentário: