Translate

07 maio 2009

EROS GRAU RENUNCIA CARGO DE MINISTRO DO TSE E STF INDICA SUCESSOR E SUBSTITUTO

Foto Banco de Imagens/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Eros Grau renunciou terça-feira (5/5) ao cargo de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em carta encaminhada aos funcionários de seu gabinete na Corte eleitoral, alegou não estar mais disposto a enfrentar o acúmulo de trabalho. "O Supremo me absorve. Estou convencido de que não posso dividir a minha fidelidade a ele com outro tribunal", ressaltou Grau.


Eros Grau tem 69 anos e se aposentará compulsoriamente no Supremo Tribunal Federal no ano que vem.

No TSE, Grau marcou sua atuação como relator dos processos que resultaram nas cassações dos governadores eleitos em 2006 no Maranhão, Jackson Lago (PDT), e na Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB). Ambos foram cassados este ano por abuso de poder.
Fonte: Agência Brasil



Nota do blog:

O ministro Eros Grau dá a entender que devido a forte demanda jurisdicional em ambos tribunais, não tem condições de acumular as duas funções.

Segundo a Folha Online, nos bastidores, ministros do TSE afirmam que Grau alegou motivos de cansaço para deixar o cargo.

Entretanto, pronunciou-se publicamente a favor da PEC da Bengala que aumenta a idade para aposentadoria compulsória para 75 anos...



STF INDICA NOVOS MINISTROS PARA O TSE

Foto STF

Para ocupar vaga deixada por Eros Grau, o STF (Supremo Tribunal Federal), por sua composição plena, aprovou ontem, o nome do ministro Ricardo Lewandowski, que integra a Suprema Corte, como membro titular do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele ocupava a vaga de substituto.

O ministro Lewandowski terá agora como substituto o ministro Marco Aurélio Mello, que já presidiu a Corte Eleitoral por duas vezes.




Nenhum comentário: