Translate

22 maio 2009

MP/SP ABRE PROCEDIMENTO SOBRE LIVRO IMPRÓPRIO PARA CRIANÇAS



O Estado de São Paulo on line, publicou anteontem (20/05), no Caderno Vida e Educação, o quadrinho acima em reportagem dos jornalistas Simone Iwasso e Fábio Mazzitelli, que se reproduz abaixo em parte.

Não faz muito tempo também em São Paulo foram distribuídos livros de geografia com mapa da América do Sul contendo dois paraguais. Agora, recolhe livros de pornagrafia infantil.

Leia e sinta a quantas andas de iniquidades este Brasil varonil.

A promotora da Infância e da Juventude da capital, Carmem Lúcia Cornacchioni, abriu procedimento para cobrar explicações da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo sobre a aquisição de livro de quadrinhos com palavrões, conteúdo sexual e referências ao crime organizado. O Ministério Público (MP) aguardará os esclarecimentos do governo.

A secretaria mandou recolher na quinta-feira, 14, 1.216 exemplares do livro Dez na Área, um na Banheira e Ninguém no Gol, uma sátira do futebol com palavrões, frases de duplo sentido, expressões sexuais e até referências ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A obra foi distribuída para alunos da 3ª série do ensino fundamental, de cerca de 9 anos.

O governador José Serra (PSDB) classificou o erro da pasta como "um horror" e mandou abrir sindicância para apurar as responsabilidades pela seleção do livro.

Em entrevista à Rádio CBN, o quadrinista Caco Galhardo, autor de um dos quadrinhos que mistura futebol a expressões sexuais, disse que a história "é uma tiração de sarro de uma mesa-redonda que é uma baixaria sem fim. Uma coisa que só tem palavrão. Nunca uma história dessas deveria ir para a escola".

Leia mais em
MP Cobra governo de São Paulo sobre livro didático com palavrões

Nenhum comentário: