O CNJ, através da Corregedoria Nacional de Justiça, vai instaurar inspeção nas unidades judiciárias e administrativas da primeira e segunda instâncias do Poder Judiciário do Estado de Alagoas. Ela tem início hoje (4/5) e incluirá cartórios extrajudiciais e unidades da administração pública que estão sob a fiscalização do Poder Judiciário.
Pelas estatísticas disponibilizadas pelo Sistema de Justiça Aberta, referentes ao mês de março, 53% das unidades judiciárias do Estado deixaram de prestar as informações devidas ao Sistema e há 9.655 processos conclusos aguardando ato judicial diverso de sentença há mais de cem dias. O CNJ considera que somente a verificação in loco permitirá uma avaliação consistente sobre o funcionamento dos serviços judiciários prestados pela Justiça Comum Estadual de Alagoas, a fim de que sejam tomadas as medidas necessárias para aumentar a eficiência do serviço judiciário.
Uma audiência pública já está marcada para terça-feira (5/5) com o objetivo de colher sugestões, notícias, reclamações, denúncias ou observações capazes de contribuir para o aprimoramento do serviço forense naquela jurisdição. As inscrições para manifestação em audiência pública podem ser feitas entre 8h30 e 11h, no local do ato: Rua Cônego Machado, 1.081, Bairro Farol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário