Translate

30 abril 2009

SUPREMO DECIDE QUE INTERNAÇÕES DO ECA PODEM SER MATIDAS ATÉ 21 ANOS



Os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmaram na tarde de terça-feira (28) o entendimento de que a redução da maioridade para 18 anos, prevista no novo Código Civil de 2002, em nada modificou os parâmetros definidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – que permite a manutenção das internações previstas no estatuto até que o infrator complete 21 anos. Com esse argumento, a Turma negou, por maioria, Habeas Corpus (HC 96745) por meio do qual a Defensoria Pública do Rio de Janeiro pretendia que fosse aplicada ao caso a nova maioridade civil.

De acordo com o relator, esse entendimento da Corte, no sentido de que o ECA não foi alterado pela nova disposição do Código Civil, homenageia o princípio da especialidade, uma vez que o Código Civil é lei geral, e o ECA é lei especial. Ayres Britto lembrou que, de acordo com o artigo 2º, parágrafo 2º, do próprio Código, a lei especial prepondera sobre a lei geral.

O relator disse ainda que esse entendimento também consagra o fato de que, pela Constituição Federal, as pessoas em peculiar situação de desenvolvimento merecem proteção especial, nos termos do Estatuto.

Fonte: STF

Com a devida vênia do ilustre relator, se a maioridade penal e civil ocorrem aos 18 anos, não se pode compreender, nos dias de hoje, que pessoas com idade superior a 18 anos convivam com menores de 13 a 17, sujeitas a internação pelo ECA.

As pessoas acima de 18 anos não estão “em peculiar situação de desenvolvimento”. Já formaram seu caráter e são plenamente capazes para todos os efeitos legais e deveriam cumprir eventual restante de pena na prisão comum.
.
Antes mesmo de qualquer modificação no Estatuto da Criança e Adolescente, que é uma lástima em matéria penal ou infracional, como diz a lei, (pouquíssimos países no mundo adotam legislação de tal jaez) que já deveria ter sido modificado há muito tempo, a convivência com deliquentes maiores não faz bem aos demais internos menores. Muito pelo contrário. Servem apenas de mau exemplo e para impor hierarquia sobre os menores no estabelecimento em que se encontram internados.

O ECA deve ser modificado, quer seja para redução da menoridade penal, quer seja para elevação da pena para crimes de extrema gravidade como homicídios e latrocínios, por exemplo, além de outros delitos graves. Fora daí, só serve para estimular a formação de mão de obra para alimentar o tráfico nos grandes centros urbanos.

Nenhum comentário: