Translate

14 abril 2009

OPERAÇÃO DA PF PROVOCA SAÍDA DE JUIZ DO TJES DA VARA DE EXECUÇÕES CRIMINAIS DE CACHOEIRO

Foto "mangusto" flicker

Reportagem especial assinada pela jornalista Luciana Ventura para o site do Gazeta Online publicada em (07/04) relata a ocorrência de irregularidades na Penitenciária de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo. Essas irregularidades foram descobertas a partir de investigações da Polícia Federal através de interceptações telefônicas e escuta ambiental, realizadas no período de agosto de 2006 a janeiro de 2007, que apontaram um esquema de fraudes para liberação de criminosos condenados a regime fechado de prisão.

Leia abaixo um trecho da reportagem:

Uma investigação sigilosa da Polícia Federal do Espírito Santo sobre fraudes na liberação de traficantes condenados provocou o afastamento da Vara de Execuções Penais de Cachoeiro de Itapemirim, do juiz Edmilson Souza Santos. O afastamento do juiz aconteceu após cinco reuniões do Pleno do Tribunal de Justiça. A operação da Polícia Federal apontou a existência de um esquema de fraudes na liberação de traficantes da penitenciária do município. O relatório da PF requereu mandado de busca e apreensão na casa e no escritório do juiz, além da custódia temporária de outras 17 pessoas, e busca e apreensão em desfavor de sete destas. A PF chegou a pedir a prisão do juiz, mas o pedido foi arquivado. Apesar de sua transferência ter sido decidida após apurações feitas pelo Tribunal de Justiça, Edmilson Souza Santos nega que tenha sido afastado (ouça o áudio). Ele afirma que pediu para deixar o cargo porque "não havia mais clima" para continuar na Vara de Execuções Penais.

Documentos obtidos com exclusividade pela reportagem sobre a operação Mangusto - nome de um mamífero que se alimenta de serpentes - mostram como funcionava o suposto esquema e como agiram os desembargadores a partir do que foi apurado pela PF. O caso foi parar no Pleno do TJ porque havia o pedido de prisão do juiz Edmilson. As investigações indicam a existência de um esquema que favorecia traficantes com a transferência para o Presídio Regional de Cachoeiro e, posteriormente, com o relaxamento da pena, facilitando a fuga dos condenados.

O caso foi levado ao Tribunal de Justiça em 2007 e culminou numa permuta entre o juiz investigado com outra juíza, ainda sem definição quanto a eventual procedimento administrativo e/ou criminal e somente agora vem a conhecimento público, embora se trate de investigação sigilosa.

A reportagem é extensa e esclarecedora sobre os fatos e o tratamento dado pelo Tribunal de Justiça e pode ser integralmente lida clicando aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Minha nossa... cada vez aparece mais "coisa boa" no judiciário... quando a gente acha que nada mais poderia supreender...

Anônimo disse...

Amanhã tem mais. De outro Estado.
Não perca.
Clod