Translate

14 abril 2009

SEAN, UMA CRIANÇA NORTE-AMERICANA EM DISPUTA (CAP.15)

Sean afirma na Justiça que quer ficar no Brasil
Publicada em 11/04/2009 às 23h00m
O Globo online


RIO - O menino Sean, que é disputado na Justiça por seu pai, o americano David Goldman, e pelo padrasto, o brasileiro João Paulo Lins e Silva , disse sete vezes que prefere ficar no Brasil a voltar para os Estados Unidos, revela reportagem de Paula Autran, publicada no último domingo (12/04) pelo jornal O Globo.

Sean foi ouvido por três peritas e uma assistente da União para uma avaliação psicológica, a pedido da Justiça Federal.

Leia a reportagem completa no
jornal O Globo deste domingo ou no Globo Digital (conteúdo exclusivo para assinantes).

Leia também: Americano diz que família brasileira mentiu sobre seu interesse pelo filho



Bem, não é de se admirar nem estranhar a manifestação do garoto, depois de quatro longos anos sem ver nem conversar com o pai biológico e tendo agora uma irmã.

O problema é que sua entrada no Brasil pode ser tida por legal (embora o pai alegue que a mãe usou de artifícios ilícitos para tal), mas, de qualquer forma, sua permanência não encontra apoio nas normas internacionais que regem a matéria.

A justiça brasileira – TJRJ e STJ, este em apertada decisão por 3 votos a 2, data venia não era competente para discutir a guarda da criança. Teria que primeiro decidir por sua repatriação ou não nos termos da Convenção de Haia.

Essa é a questão ainda pendente e não vai ser fácil desatar esse nó.

Veja no post seguinte o caso de um pai brasileiro que tenta reaver a filha levada pela mãe para Portugal com base na Convenção de Haia.

Nenhum comentário: