Translate

09 março 2010

PAIS CONDENADOS POR EDUCAR FILHOS EM CASA

Juiz condena pais por educar filhos em casa


A Justiça de Timóteo (MG) condenou, em primeira instância, o casal Cleber e Bernadeth Nunes por "abandono intelectual" dos dois filhos. Eles educam os filhos em casa há quatro anos, quando tiraram os adolescentes de 15 e 16 anos da escola.


A reportagem informa que o casal é adepto da prática de ensino chamada "homeschooling" (ensino domiciliar), que nos Estados Unidos reúne cerca de 1 milhão de adeptos mas que é proibida no Brasil


Segundo a reportagem, antes de tomar a decisão, o juiz Eduardo Augusto Guastini determinou que os adolescentes fizessem uma prova de conhecimentos gerais elaboradas pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Os irmãos fizeram os exames durante quatro dias e conseguiram notas 68 e 65. O mínimo para aprovação era 60.


Para a família, o resultado prova que os adolescentes não foram abandonados intelectualmente e vai recorrer da decisão.

Fonte: Folha OnLine, via Nesletter Magister, Ed. 1088

Nota do blog:

Trata-se de uma condenação que não se sustenta, que não faz qualquer sentido e contraria o bom senso.
Se os filhos comprovaram em testes que estão em condições intelectuais em igualdade e até mais aptos que outros  alunos que simplesmente frequententam as escol as comuns como condenar os pais sob o fundamento de abandono intelectual?
A justiça tem coisas mais importantes para resolver do que se imiscuir na instrução dos filhos quando estes estão tendo todo o acomanhamento familiar e com resultados positivos.
Dependendo da escola, melhor mesmo estudar em casa já que o ensino oficial deixa muito a desejar. O  que não pode é deixar o filho sem estudar e não obrigar a matricular em ensino oficial que na maioria das vezes é de qualidade muito mais duvidosa do que estão recebendo da família conforme comprovado em testes realizados por eles com êxito. Isso sem falar de "bullying", insegurança e drogas. 
É querer ser mais realista do que a prória realidade. O mundo mudou e a tradicional família mineira também. Só falta a justiça mineira se adequar aos novos tempos.

Nenhum comentário: