Translate

17 novembro 2010

OS MORDOMOS DA CORTE DE JUSTIÇA PAULISTA

A esta altura da vida e vivendo nesta república de banana, como é considerada internacionalmente, era para não me assombrar com mais nada. Mas, minha natureza teima em me manter irresignado com a barbaridade e vulgaridade da violência diária, da corrupção desenfreada e da tolice abusiva que vicejam no país.

O Egrégio Tribunal de Justiça de São Paulo – o maior do Brasil e quiçá do mundo – acaba de publicar um ato administrativo digno de ingressar no Febajuário do blog – Festival de Besteira que Assola o Judiciário –  uma singela homenagem ao inesquecível cronista carioca Stanislaw Ponte Preta, que à sua época criou o FEBEAPÁ – Festival de Besteira que Assola o País.

Trata-se de uma portaria do eminente presidente do Tribunal que nomeou dois ilustres, cultos e egrégios Desembargadores para as relevantes funções de Coordenadores de Lanche da Corte.

Fico imaginando qual teria sido a razão para tal desiderato. Será que foi a prolongada greve dos servidores que teria deixado os egrégios com fome? 

E qual teria sido o critério de escolha? Merecimento ou castigo? Ou será pelos nobres sobrenomes, que inescondivelmente sugerem o cardápio “ Strogonoff de Nissin Miojo com Cream Cracker”?

O STF não vê essas coisas ou finge que não vê. Prima e briga pela absoluta autonomia e soberania dos tribunais. Quando o CNJ cassou o benefício do inusitado “auxilio-voto”, em que juízes paulistas recebiam gratificações por cada voto elaborado, o STF tratou de restituí-lo, considerando-o legal e deve ter por fundamento o falecido Código de Processo Civil de 1939 (ou anterior, não me lembro mais) que permitia a percepção de custas processuais pelos juízes e promotores.

Então, VIVA A PLENA AUTONOMIA DOS TRIBUNAIS. VIVA O FEBAJUÁRIO BRASILEIRO.

Abaixo o inusitado ato presidencial e a notícia divulgada pela Associação dos Servidores:

PORTARIA Nº 7.948/2010
O Desembargador ANTONIO CARLOS VIANA SANTOS , Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,
RESOLVE :
NOMEAR os Desembargadores GUILHERME GONÇALVES STRENGER e ROBERTO NUSSINKIS MAC CRACKEN , como Coordenadores do lanche dos Desembargadores da Corte.
REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE.CUMPRA-SE
São Paulo, 05 de novembro de 2010.
(a) ANTONIO CARLOS VIANA SANTOS , Presidente do Tribunal de Justiça

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 O lanchinho da Magistratura e o pão com manteiga dos Servidores
Extraído de: Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo  -  15 de Novembro de 2010, via JUSBRASIL.
por Sylvio Micelli / ASSETJ
Enquanto 56 mil servidores e alguns parlamentares conscientes aguardam que o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, acione o Supremo Tribunal Federal (STF) diante do corte de quase 54% do Orçamento do Poder Judiciário para o próximo ano, feito pelo Executivo, parece que o douto magistrado tem assuntos de maior relevância para tratar no comando do maior Judiciário Estadual do País.
Publicado no Diário de Justiça Eletrônico do dia 08 de novembro, na página 3, Viana Santos no uso de suas importantes atribuições acaba de nomear dois desembargadores para coordenar o "lanche dos Desembargadores da Corte".
Isso mesmo! E não é piada... exceto se for de muito mau gosto. Ao invés dele cuidar do corte, ele prefere cuidar da Corte.
O mesmo presidente que negou um "pão com manteiga" aos grevistas que ocuparam pacíficamente o Fórum João Mendes durante a maior greve da categoria, entre os dias 09 e 11 de junho ( Leia matéria ), é o mesmo que agora cuida dos privilégios de sua Corte.
Comporta-se, assim, como o Rei Luís XVI da França, o mesmo que foi deposto pela Revolução Francesa com a Tomada da Bastilha, afinal "já que não há pão, que comam brioches".
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: