Translate

09 novembro 2010

OS HEREGES CONTEMPORÂNEOS



Os Hereges: temas em direitos humanos, ética e diversidade” traz uma abordagem sob múltiplas e inovadoras formas: na linguagem (com textos científicos, literários, filosóficos e depoimentos), na identidade visual (no diálogo com as artes plásticas e a literatura), na participação de autores com formação em áreas como  educação, filosofia,  antropologia,  história, sociologia, serviço social e direito, muitos oriundos de estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo,   grandes centros urbanos que concentram imensos conflitos no que se refere à promoção de uma cultura de direitos humanos e de cidadania.

Os magistrados gaúchos Ingo Wolfgang Sarlet e Marcelo Malizia Cabral participam dessa obra, que resulta de uma parceria entre a Liga dos Direitos Humanos, Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade UNIGRANRIO, organizada por Adriana Severo Rodrigues, Giancarla Brunetto e Márcio Eduardo Brotto.

Dispostos a examinar as relações entre a justiça e os direitos humanos, o artigo de autoria de Ingo Wolfgang Sarlet tem como tema Justiça e dignidade (da pessoa) humana - observações à luz da jurisprudência do STF, enquanto as reflexões de Marcelo Malizia Cabral recebem o título Democratização do Acesso à Justiça: Imperativo Ético do Estado Democrático de Direito.

O lançamento do livro, pela editora Armazém Digital, acontecerá no dia 15 de novembro, às 18 horas, no Memorial do Rio Grande do Sul, na Feira do Livro de Porto Alegre.

A data não poderia ser mais propícia. Ao comemorar a proclamação da República Federativa do Brasil os gaúchos vão poder prestigiar esses hereges contemporâneos que de forma intimorata apregoam os valores essenciais que caracterizam as verdadeiras democracias de ontem, de hoje e de sempre: os direitos humanos, a ética e a diversidade.

O blog parabeniza os autores e os promotores desse evento que certamente será um dos grandes sucessos da Feira.

Nenhum comentário: