Translate

01 junho 2009

DETENTOS TRATADOS COMO ANIMAIS NO ES

Detalhes do relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após inspeção em dez presídios do Espírito Santo, estão expostos em uma reportagem especial, publicada neste sábado (30) pelo jornal O Globo. De acordo com o diário, o CNJ constatou que superlotação, insalubridade e violação de direitos são rotina nessas unidades. Na Casa de Custódia de Viana ((Cascuvi), na Grande Vitória, 1.254 presos vivem como "animais de zoológico", teria dito um membro da equipe.

"Do lado de fora do presídio de Viana, já que não foi possível a entrada dos juízes, por questões de segurança, um dos integrantes da equipe comentou que 'eles vivem como animais'. Há grande quantidade de lixo acumulado, insetos e umidade, com vários presos doentes", relata a matéria.


(...)

Ainda segundo O Globo, os juízes auxiliares do CNJ chegaram a exigir botas de borracha, luvas, máscaras e outros equipamentos de proteção para continuar o trabalho de inspeção nos presídios. Em uma das unidades, um dos assessores dos juízes vomitou na vistoria a uma cela para adolescentes.

Relatório sobre o estado das unidades foi entregue ao ministro Gilmar Mendes, presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal. Os juízes Paulo Tamburini e Erivaldo Ribeiro querem que o governo do Espírito Santo reconheça a crise no sistema penitenciário e assine termo de compromisso para enfrentar o problema.

Fonte: Gazeta Online

Leia mais em: Presos vivem como animais no Espírito Santo, avalia inspeção do CNJ

Nenhum comentário: