Translate

09 fevereiro 2009

PRISÃO CLAUSTROFÓBICA CAPIXABA

Não é a prisão de Guantánamo
Nem a prisão de Abu Ghraib
Muito menos a prisão de Auschwitz

Foto: gazeta on line

É A PRISÃO MICRO-ONDAS CAPIXABA
DA DELEGACIA PATRIMONIAL DA SERRA, GRANDE VITÓRIA - ES

A notícia veiculada pelo Jornal Nacional da Rede Globo e outros meios de comunicação provocou indignação na cúpula do judiciário brasileiro a ponto do Conselho Nacional de Justiça emitir a seguinte nota:

“Em face das notícias relacionadas com a existência e utilização no Estado do Espírito Santo de “contêiners” para a acomodação e alojamento de presos, a Corregedoria Nacional de Justiça vai promover as medidas necessárias junto às autoridades judiciárias do Tribunal de Justiça do Espírito Santo e da Vara de Execuções Penais competente. Ao tomar conhecimento dos fatos, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes, conversou com o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, para tratar de medidas relacionadas à questão.”

Não abriga prisioneiros de guerra nem terroristas. É para presos comuns, por isso não chama a atenção da ONU.
Conhecida por micro-ondas, destina-se a prisões provisórias (presos-pipocas) enquanto aguardam transferência para outro estabelecimento, sem prazo definido. Não tem ventilação natural e o preso não recebe banho de sol. Se faltar energia por algumas horas viram pamonhas humanas.
Tem aprovação do debilitado Judiciário local.
No Rio o MP pretende investigar se houve tortura no quarto branco do BBB...
Aqui o MPE se mantém omisso. Deve estar muito ocupado, fritando batatinhas (como no comercial dos postos Ipiranga).
Por outro lado, a OAB acha-se empenhada na defesa de em suas prerrogativas.
O Secretário de Segurança mesmo chamado a Brasília diz que a cela micro-ondas não tem prazo para acabar...
No Estado o governo não tem oposição e o povo, como no Brasil, não tem capacidade de mobilização. A letargia mina a indignação. Daí, se não houver interferência externa fica tudo na mesma. Continuará em atividade um "monumento" que atenta contra os direitos humanos. Aos olhos de todos...

Um comentário:

Charles disse...

Muita indignação pelo tratamento dado a marginais e nenhuma mobilização pelos direitos das vitimas. Se cometeram os crimes por que tem de ser bem tratados agora?