Translate

01 setembro 2008

REVISTA VEJA: ABIN E PF GRAMPEIAM ALTAS AUTORIDADES DA REPÚBLICA

A revista veja desta semana publica reportagem denunciando que a ABIN teria realizado gravação ilegal do presidente do STF com o senador Demóstenes Torres (DEM-TO) por ocasião da Operação Satiagraha, transcrevendo trecho da conversa entre ambos. Também afirma a reportagem que outras gravações foram feitas com os ministros José Múcio (Relações Institucionais) e Dilma Rousseff (Casa Civil), o ministro do STF Marco Aurélio Mello, e o chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, além do senador Tião Viana (PT-AC) e outros parlamentares.
Reunião de emergência foi realizada pela manhã no Palácio do Planalto, com a participação do presidente da República Lula da Silva, o presidente do STF, Gilmar Mendes, o vice-presidente do tribunal, Cezar Peluso, e o ministro Carlos Ayres Britto, que preside o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
À tarde o presidente da República comunicou o afastamento provisório da cúpula da ABIN até o final das investigações para apurar os fatos noticiados.
O STF realizou reunião para tratar das denúncias de interceptações telefônicas que teriam ocorrido no gabinete do Presidente da Corte. Após a reunião, o secretário de Comunicação Social, emitiu a seguinte declaração:

“O Supremo Tribunal Federal, reunido em Conselho, foi informado por seu Ministro Presidente do teor do encontro mantido, nesta data, com o Excelentíssimo Senhor Presidente da República e decidiu aguardar as providências exigidas pela gravidade dos fatos."

A AMB expediu a seguinte Nota Pública: A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) vem a público manifestar indignação e preocupação com os grampos ilegais que se alastram no País. Essa prática afronta a população como um todo, pois coloca em risco as liberdades individuais e coletivas duramente conquistadas após anos de ditadura.

A ABIN tornou-se a Agência Brasileira de Interceptações e já não encontra limites em sua atuação, valendo lembrar o poema “Despertar é preciso”, do poeta russo Vladimir Maiakóvsky:

'Na primeira noite eles aproximam-se e colhem uma Flor do nosso jardim e não dizemos nada.
Na segunda noite, Já não se escondem; pisam as flores, matam o nosso cão, e não dizemos nada.
Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada."


Até onde vai o Estado Policial do atual governo? Parece que está tudo "grampeado".
Só falta grampear o presidente Lula, se é que não o grampearam ainda... Vamos aguardar as tais "rigorosas" investigações...
=======================================




Nenhum comentário: