Translate

18 maio 2011

CORREGEDORA DO CNJ ALERTA SOBRE PERIGOS DE DESMANDOS NO JUDICIÁRIO

Na solenidade de abertura do 87º. Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, realizada na cidade de Salvador em 12/05, a Corregedora Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, alertou sobre o que considera a porta de entrada dos desmandos no Judiciário. E pediu a especial atenção dos presidentes para três questões: os precatórios, a distribuição dos processos e a realização de obras.

A ministra reafirmou a vocação do CNJ e da Corregedoria Nacional como parceiros dos tribunais. “Estamos oferecendo uma parceria institucional com os tribunais para juntos fazermos um Brasil melhor”, disse.

Eliana Calmon reforçou que, atualmente, a tarefa do CNJ como órgão de sanção é bem menor do que sua missão de apoiar e fazer com que os tribunais superem suas dificuldades funcionais. Assinalou, ainda que “os projetos da Corregedoria são para auxiliar os presidentes a atingirem as metas estabelecidas pelo CNJ”.
A ministra também incitou os dirigentes do Judiciário a não se intimidarem diante da imprensa salientando que é preciso calá-la apresentando resultados positivos. “A imprensa, que tanto pode nos criticar ou mesmo nos difamar, é nossa aliada para que a sociedade e nossos jurisdicionados tomem conhecimento dos resultados do nosso trabalho”, ressaltou. E finalizou seu discurso com a seguinte conclamação: “Não se intimidem. Precisamos mostrar à Nação que temos um trabalho de qualidade”.

Informações do CNJ.

Nota do blog:
Na verdade, na verdade, a atividade sancionatória do CNJ foi cassada pelo STF com as decisões liminares concedidas aos dez magistrados do Mato Grosso afastados pelo Colegiado, os quais foram reconduzidos aos respectivos cargos. Segundo o STF o CNJ só pode agir punitivamente em caráter supletivo ou subsidiário, quando o tribunal de origem não adotar as medidas cabíveis sobre os integrantes investigados ou procrastinar sem motivação plausível o processo administrativo-disciplinar.

Nenhum comentário: