Translate

28 janeiro 2009

PRESIDENTE DO CNJ PROPÕE CONTROLE DE TRIBUNAIS ESTADUAIS


O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, destacou a importância da realização de inspeções nos tribunais estaduais, como ocorreu no Maranhão.

“Devemos estudar a criação de um controle interno nos tribunais estaduais, que encaminhem dados à Corregedoria Estadual”, propôs o ministro. Segundo ele, os Tribunais se ressentem da falta de orientação sobre como devem proceder quando detectam irregularidades no funcionamento de suas unidades.

Após a aprovação do documento relatado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, Mendes relembrou as inspeções realizadas anteriormente pelo CNJ em outros estados e ressaltou que “o estoque de surpresas subsiste”. Ele destacou ainda que, em todos os casos, a falta de atuação das corregedorias estaduais é evidente. Diante disso, propôs aos conselheiros a criação de medidas institucionais que reforcem o papel do Judiciário.

No post seguinte você pode conferir a situação caótica encontrada no judiciário maranhense, denotando que o descontrole no Poder Judiciário de alguns Estados é quase que absoluto. Torna-se, pois, urgente um choque de gestão na administração judiciária brasileira para que a justiça possa readquirir sua credibilidade perante a sociedade.

Fonte: CNJ

2 comentários:

Anônimo disse...

Ficou lindooooooo o visual novo do blog!!!
Beijos,
Palpiteira.

Anônimo disse...

Obrigado,
Clod