Translate

28 janeiro 2009

AINDA SOBRE O CASO BATTISTI

Na Folha de São Paulo de hoje, em artigo intitulado “Caso Battisti”, o jornalista Jânio de Freitas atribui o aumento da animosidade em razão da má condução do caso pelo Brasil em relação ao governo italiano. Assinala, ainda, que as explicações brasileiras foram dadas de maneira imprópria e:

“Sempre com base em duas ideias: a concessão de refúgio feita pelo ministro Tarso Genro "foi um ato legal" e "de soberania brasileira". Duas ideias básicas de um parecer do jurista Dalmo Dallari favorável ao pedido de Battisti e, tudo indica, bastante influente na concessão assinada pelo ministro da Justiça com a cobertura prévia de Lula.”

Noutro trecho expõe os motivos do inconformismo italiano:

“Os italianos manifestam, desde o início, contrariedade ou inconformismo com a rejeição brasileira ao inquérito da polícia e do Ministério Público e à decisão da Justiça da Itália. Reação esperável e de compreensão sem maior dificuldade. Tanto que, aqui mesmo, a Procuradoria Geral da República e o Conare (Comitê Nacional para Refugiados) recomendaram ao ministro da Justiça a extradição, em concordância com o inquérito e a sentença judicial italiana."

E fecha o artigo destacando o seguinte:

"O primeiro-ministro Berlusconi e seu governo são destemperados o suficiente para tornar imprevisíveis os futuros lances do caso Battisti."

Mas ressalva que “o julgamento coletivo pelo Supremo Tribunal Federal entre refúgio e extradição será baseado em arrazoados que darão ao governo e aos queixosos autoridades italianas a resposta adequada que não receberam do governo brasileiro.”

É o que todos esperamos.

Veja aqui o artigo completo (exclusivo para assinantes FSP e Uol).

Nenhum comentário: