Translate

27 dezembro 2021

A EXEMPLAR CORTE SUPREMA AMERICANA




    
Insta: @paulokemmer
Jornalista DRT 6778/PE


Tem apenas 9 ministros com mandato vitalício e escolhidos pelo Chefe da  Nação.
Cada ministro tem direito a apenas 4 assessores, estes com contratos de dois anos no máximo.
Cada ministro tem direito a apenas 4 assessores, estes com contratos de dois anos no máximo.

Só o presidente da Corte (escolhido pela maioria) tem direito a carro com motorista. Os demais dirigem e custeiam  seus próprios carros e têm direito apenas a uma vaga no estacionamento do Tribunal.

Não há restaurante privativo no prédio  e sim comunitário e cada um arca com sua própria despesa.

Recebem um ótimo salário, algo em torno de US$23.000/mês, mas sem qualquer outro adicional. Não existem tipo  auxílio moradia, alimentação, milhas de viagens, paletó, funeral, anuênios. quinquênios, etc. 

Outras características:

É um tribunal de apelação cujas competências sâo:

1) Apreciação e recursos que questionam decisões dos  tribunais Federais e estaduais.

2)  Fiscalização das constitucionalidade das leis. Somente isso, ou seja, jamais serão chamados a decidir quem ficará com o gato da casa na separação de um casral.

Não há transmissão ao vivo das sessões. Houve apenas uma exceção, via áudio, por ocasião da implantação das restrições em decorrência da pandemia do Corona vírus.

Como decidem:

Reunem-se numa sala fechada, debatem entre si e um dos ministros da parte majoritária dos votos é selecionado para anunciar o resultado. Discretíssimos, raramente dão entrevistas e jamais opinam sobre temas que possam subir à exame pelo Tribunal.

A Constituição que juram guardar e defender tem apenas 7 artigos e 23 emendas, apesar de ser a segunda em vigor mais antiga do mundo, com 234 anos de existência. A nossa Carta Magna, com 33 anos de existência, tem 245 artigos, mais de 1,6 mil dispositivos, 116 reformas, sendo 108 emendas constitucionais!!!

A maioria da população dos EUA não sabe seus nomes, mas confia cegamente na instituição por saber que lá estão para manter o justo equilíbrio entre direitos e deveres de todos os cidadãos. São homens e mulheres que não se julgam deuses, não acusam, não investigam e não se afastam uma vírgula sequer do texto constitucional. Apenas julgam, sempre com base nos fatos e nas provas e não em suas ideologias ou em razão dos nomes envolvidos. Talvez isso explique ser impossível achar-se brechas para soltar políticos e empresários corruptos, ladrões e traficantes.

Não se tem, jamais se teve, conhecimento de um juiz da Suprema Corte americana tentar influenciar e/ou limitar decisões dos demais poderes da República e provavelmente seria taxado de louco aquele(s) que acusasse(m) publicamente o presidente dos EUA de torturador, genocida, homofóbico, fascista ou nazista. Esses juízes sabem que estão lá exclusivamente para servir à nação e não para se servirem dela. Que é uma HONRA e não favor; ORGULHO e não sacrifício, servir seu povo. Enfim, sabem que devem ser EXEMPLO, por isso sua segunda maior recompensa é a do dever cumprido. A primeira é a certeza de que podem sair à  rua sem guarda-costas, viajar de metrô ou avião de carreira e ir à praia ou ao parquinho com os netos, sem ouvir vaias e xingamentos.


Nota do blog: 

Aqui o STF - alcunhado de vergonha nacional em manifestações populares -faz exatamente o contrário e opina sobre tudo além de ser  um poço de desperdício de dinheiro público e ostentar privilégios inconcebíveis numa república tida por democrática, contando sempre com a complacência de um parlamento composto por grande parcela de corruptos e outros criminosos.  

O povo precisa tomar consciência disso e escolher melhores representantes, verificar a folha de antecedentes dos candidatos e votar naqueles que se comprometam a lutar para mudar esse panorama via emendas constitucionais.

Nenhum comentário: